3 de abril de 2013

.: Disciplina | Seminários de Dissertação 2013

Programa da Disciplina - 2013.1
Seminários de Dissertação
Prof. Benedito Medrado

Aula
Data
ATIVIDADE
1.                 
04/04
Apresentação dos/as mestrandos/as e da programação da disciplina
n Exposição: Estrutura e funções da disciplina
2.                 
11/04
Trabalho em grupo
Busca bibliográfica sobre política de pós-graduação no Brasil.
Orientação para apresentação na próxima aula:
1) Fontes pesquisadas e produções localizadas
1) Que questão identificaram como relevantes neste campo
2) Que dúvidas surgiram na leitura das obras localizadas
3.                 
18/04
Textos 1 | Políticas de pesquisa e pós-graduação
§        Grupo 1: FONSECA, Claudia. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 7, n. 16, p. 261-275, Dezembro de 2001. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832001000200014&script=sci_arttext
§        Grupo 2: MONTENEGRO, Martínez, Marisela y PUJOL Tarrès, Joan. La fábrica de conocimientos: in/corporación del capitalismo cognitivo en el contexto universitario. Athenea Digital, 13(1), 139-154, 2013. Disponível em http://psicologiasocial.uab.es/athenea/index.php/atheneaDigital/article/view/1031-Montenegro. Acessado em 03 de abril de 2013
§        Grupo 3: EMA, José Enrique; GARCÍA MOLINA, José; ARRIBAS, Sonia y Cano, Germán. ¿Qué (nos) está pasando en la universidad?. Athenea Digital, 13(1), 3-6, 2013. Disponível em http://psicologiasocial.uab.es/athenea/index.php/atheneaDigital/article/view/1173- Ema. Acessado em 03 de abril de 2013
§        Grupo 4: SPINK, P. K. ; ALVES, M. A. . O Campo Turbulento da Produção Acadêmica e a Importância da Rebeldia Competente. Organizações & Sociedade, v. 18, p. 337-343, 2011. Disponível em: http://www.revistaoes.ufba.br/include/getdoc.php?id=1220&article=1031&mode=pdf
4.                 
25/04
Texto 2 | Da dúvida ao problema: diferenciando campo, tema e problema de pesquisa
(*) TOBAR, F. - Da dúvida ao problema. Como fazer uma tese em saúde pública. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001, p. 19-45. https://www.dropbox.com/s/firmi22huh4gpxg/2-Tobar-Da-duvida-ao-problema.pdf
5.                 
2 a 9/5
Diálogo com orientadores/as sobre a construção do esquema ilustrativo: campo, tema, objeto e problema
6.                 
16/05
l Seminários 1 “Campo, tema, objeto e problema”
7.                 
23/05
l Seminários 1: “Campo, tema, objeto e problema”

30/05
Feriado
8.                 
06/06
Texto 3 | A revisão da literatura como parte da formulação do problema
(*) LUNA, S. (1997) – A revisão da literatura como parte integrante do processo de formulação do problema. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, p. 80-105. https://www.dropbox.com/s/um16n4czz244115/3-Luna%2C%20revis%C3%A3o%20da%20literatura.pdf
(*) MEDRADO et al (2011) - Literatura científica sobre gravidez na adolescência como dispositivo de paternidades. In: TONELI, MEDRADO, TRINDADE e LYRA (org) O pai está esperando? Políticas públicas de saúde para a gravidez na adolescência. Florianópolis: Ed. Mulheres. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/0v5vjfzn1zp6407/3-revisao-pesquisa-paternidade-Final.pdf 
9.                 
7-12
Trabalho em grupo
Revisão da literatura sobre o tema de pesquisa, a partir de visita a uma biblioteca física e virtuais
* Curiosidades, estratégias, fontes, dificuldades e tipo de materiais disponíveis
10.              
13/06
Apresentação dos grupos
11.              
20/06
n Exposição dialogada sobre citação e referenciação
12.              
27/06
Texto 4 | Do problema ao projeto
 (*) TOBAR, F. - Do problema ao projeto. Como fazer uma tese em saúde pública. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001, p. 47-66. https://www.dropbox.com/s/5382w6oxhol4dnt/4-Tobar-Do%20problema%20ao%20projeto.pdf
13.              
06/07
(sábado)
l Seminários 2: Projetos de pesquisa
14.              
l Seminários 2: Projetos de pesquisa
15.              
11/07
Avaliação da disciplina