Translate

Pesquisar nesta página

4 de setembro de 2013

Atualizações sobre o colóquio "política e subjetividade"

Caros/as amigos/as

Ontem, 04/09/2013, tivemos em nosso colóquio sobre “Política e subjetividade” as exposições/provocações sobre feminismo rural por Cicera Cruz (com comentários de Rosineide Cordeiro) e sobre construção de subjetividade/cidadania com Lindair Araújo.
...


Cicera nos brindou com várias experiências e reflexões, concluindo que, “para nós, trabalhadoras rurais, é importante estar em espaços acadêmicos onde a escuta é atenta e valoriza a experiência; que dá ao debate conceitual e teórico seu verdadeiro valor: o do reconhecimento do outro, em seu direito de existir”.

Lindair Araújo, por sua vez, argumentou que o debate sobre subjetividade/cidadania deve certar-se sobretudo na noção de pertencimento. Além disso, defendeu que “a psicologia, enquanto prática profissional interventiva, por excelência, enquanto fazer, é a arte de atuar com humanos que vivem (...) Precisamos ter uma leitura do humano a partir de sua contingência e descentramento”. Além disso, Lindair também nos provocou a pensar sobre a necessidade de incluir em nossas reflexões sobre processos psicológicos mais diálogo com a fenomenologia e com conhecimentos contemporâneos produzidos pelo campo da Neurociências.

Seguindo nossa programação, hoje (05/09), teremos, pela manhã as contribuições de Zeferino Rocha (sobre religião e psicanálise) e, à tarde, contaremos com as presenças de Aida Novelino e Wedna Galindo (sobre importância/função/necessidade da psicologia e psicoterapia).

Temos ainda a grata satisfação de informar que no dia 06 de setembro, pela manhã, na sessão sobre juventude e sexualidade, teremos a participação de Mònica Franch (UFPB) e de Leonardo Tenório (da Associação Brasileira de Homens Trans), além de um convidado especial, Camilo Andrés Rojas Tello, que integra o Colectivo Entre-Tránsitos, de Bogotá e gentilmente aceitou participar de nosso Colóquio.


À tarde, encerramos com a exposição do Prof. Marco Aurélio Prado, da UFMG, sobre direitos humanos e sexualidade.