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28 de janeiro de 2014

Campanha promove visibilidade trans e valorização da diversidade no Hospital das Clínicas de Pernambuco

Amanhã, 29 de janeiro, por ocasião do Dia Nacional de Visibilidade Trans, o Hospital das Clínicas estará lançando a Campanha “Onde está a diferença? Veja além do preconceito!”, com apoio do Programa e Pós-graduação em Psicologia e Departamento de Serviço Social da UFPE.


Dia 29 de janeiro começam a ser veiculados no Hospital das Clínicas da UFPE cartazes alusivos à campanha “Onde está a diferença? Veja além do preconceito!”. Esta ação visa dar início a um processo de institucionalização de um Programa de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Trans, no Hospital das Clínicas, em conformidade com a Portaria Nº 2.803, de 19 de Novembro de 2013 do Ministério da Saúde que redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta portaria foi uma das respostas do Governo Federal à decisão judicial proferida em setembro de 2013, que determinou ao Ministério da Saúde o cumprimento integral das medidas necessárias para possibilitar a realização no SUS de todos os procedimentos médicos para garantir a cirurgia de “transgenitalização” e a “readequação sexual” no Processo Transexualizador, conforme os critérios estabelecidos em Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Esta campanha é uma primeira ação, de abordagem mais sócio-cultural, com  vistas a fomentar no ambiente do HC uma cultura de Respeito à Diversidade. Paralelamente, a partir de parceria com o Programa de Pós-graduação em Psicologia e o Departamento de Serviço Social da UFPE estão sendo tomadas medidas para composição e formação de equipe especializada, bem como estabelecidas estratégias para garantir o monitoramento contínuo do serviço pelos/as usuários/as e pelos Movimentos Sociais Organizados.

O dia 29 de janeiro foi escolhido por ser considerado o Dia Nacional de Visibilidade Trans. A institucionalização desta data teve por objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito em relação às “Pessoas Trans”, expressão que inclui pessoas transexuais, travestis, transgêneros, crossdressers, MTF(Male to Female), FTM (Female to Male) e outras autodenominações existentes no Brasil.


Sobre o Dia Nacional de Visibilidade Trans

 “Travesti e respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos. Em casa. Na boate. Na escola. No trabalho. Na vida”. Este foi o tema de uma campanha lançada no dia 29 de janeiro de 2004, pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde. Esta foi a primeira campanha de prevenção voltada especificamente para travestis, no Brasil, centrada no reforço a atitudes de respeito e de inclusão social deste segmento da população, “que se torna muito vulnerável ao vírus da aids pelo preconceito e violência”, conforme argumento oficial da campanha.

A campanha foi elaborada por lideranças do movimento organizado de travestis e transgêneros, em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids, e teve quatro alvos a atingir: escolas, serviços de saúde, comunidade e clientes das travestis profissionais do sexo. O slogan foi reproduzido em cartazes e folders com fotos das 27 travestis que participaram da elaboração da campanha.