Neste domingo, tem início a I Semana Nordestina
da Visibilidade Trans, promovida pela Amotrans e parceiros, com apoio do Núcleo
de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE).
A Programação da I Semana Nordestina da Visibilidade Trans
estende de 26 de janeiro a 02 de fevereiro e inclui atividades na capital
Pernambucana (Recife) e outras cidades do interior (Olinda, Jaboatão, Caruaru e
Paudalho).
Este evento é organizado pela ANTRA e AMOTRANS-PE, em
parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com as prefeituras de Recife,
Olinda, Jaboatão, Caruaru e Paudalho. Conta ainda com apoio do Fórum LGBT de
Pernambuco, Gema/UFPE e Instituto Papai.
Programação
Na rica programação destacam-se dois momentos que
acontecerão em Recife no domingo e quarta-feira.
26/01/2014 (domingo)
18:00h: Abertura oficial
Local: Rua do Apolo, 121, Recife Antigo)
* Haverá apresentação do espetáculo “Entre cantoras evedetes” e também veiculação de vinheta produzida pelo Gema
29/01/2014 (quarta)
17:00h: Lançamento da exposição de
pessoas trans
Local: Museu Murilo La Grega
(Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim)
Como tudo começou
“Travesti e respeito: já está na hora dos dois
serem vistos juntos. Em casa. Na boate. Na escola. No trabalho. Na vida”. Este
foi o tema de uma campanha lançada no dia 29 de janeiro de 2004, pelo Programa
Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério
da Saúde. Esta foi a primeira campanha de prevenção voltada especificamente
para travestis, no Brasil, centrada no reforço a atitudes de respeito e de
inclusão social deste segmento da população, “que se torna muito vulnerável ao
vírus da aids pelo preconceito e violência”, conforme argumento oficial da
campanha.
A campanha foi elaborada por
lideranças do movimento organizado de travestis e transgêneros, em parceria com
o Programa Nacional de DST/Aids, e teve quatro alvos a atingir: escolas,
serviços de saúde, comunidade e clientes das travestis profissionais do sexo. O
slogan foi reproduzido em cartazes e folders com fotos das 27 travestis que
participaram da elaboração da campanha.