Translate

Pesquisar nesta página

25 de maio de 2014

“Homens, gênero e feminismo: (des)encontros possíveis” conferência de Benedito Medrado em Portugal.

Dia 29 de maio de 2014, próxima quinta-feira, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, recebe Benedito Medrado numa conferência intitulada “Homens, gênero e feminismo: (des)encontros possíveis”. A sessão tem lugar na sala 250 da FPCEUP, às 17h00, e destina-se aos/às estudantes de doutoramento, sendo também aberta a todos os/às interessados/as.

Resumo
O que os homens tem a ver com o feminismo? Movimento de homens é, realmente, uma alternativa? A partir de um conjunto de experiências que remontam a quase duas décadas de pesquisa e ativismo político no campo dos estudos sobre gênero, saúde, sexualidade e direitos reprodutivos, o psicólogo social brasileiro Benedito Medrado pretende, neste encontro, compartilhar princípios epistemológicas que têm orientado os estudos do Grupo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e da ONG Instituto PAPAI, apontando limites e possibilidades para investigações (e outras intervenções políticas) sobre homens e masculinidades, a partir de uma leitura feminista de gênero.

Nota biográfica
Doutor em Psicologia Social, professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia pela UFPE, Recife/Brasil, onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema). Colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudios sobre la Mujer da Universidad de Valencia/Espanha do Grupo Fractalidades de Investagación Crítica da Universidad Autónoma de Barcelona; co-fundador do Instituto Papai (ONG que desenvolve pesquisas e ações políticas com homens e sobre masculinidades, desde 1997) e presidente (biênio 2010/2011) da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Fonte:
Serviço de Comunicação e Imagem
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal
http://www.fpce.up.pt  |  sci@fpce.up.pt  |  220 428 960