Translate

Pesquisar nesta página

29 de dezembro de 2014

Celebrando “A arte de viver” de Ana Alice Costa

Para celebrar à vida e agradecer à nossa amiga Ana Alice Costa, por sua presença em nossas vidas, reproduzimos abaixo uma mensagem enviada por Luzia Miranda Álvares e pelas amigas do Gepem/UFPA, na qual é apresentada uma breve trajetória da  vida e obra desta grande feminista...

“Num período em que os estudos sobre as mulheres brasileiras tinham um déficit, não incluindo as/os pesquisadoras/es das universidades do Norte e do Nordeste, Ana Alice organizou, por meio do NEIM/UFBA, o I Encontro de Pesquisadoras/es sobre a Mulher e Relações de Gênero do Norte e Nordeste, em setembro de 1992 (em Salvador), favorecendo a criação da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre Mulher e Gênero (REDOR N/NE), rede que estimulou a formação de grupos de pesquisas nas universidades dessas duas regiões. Com isso, o processo constitutivo de um grupo nascente como o GEPEM ao congregar pesquisadoras da UFPA e de universidades particulares e estaduais do Pará fortaleceu-se, num marco de efeitos, sobre o enfoque da história e da luta das mulheres paraenses por seus direitos, incluindo-se no cenário brasileiro.

Desde 1982, Ana Alice era professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA) fazendo a articulação entre sua atuação acadêmica com a militância feminista. O enfoque principal dos estudos e pesquisas, na sua trajetória acadêmica e militante era o tema das relações de poder. Seu livro “As donas no poder: mulher e política na Bahia” (1998) é referência até hoje para estudos neste campo e afins.
Ao longo de sua vida a dedicação à causa dos direitos humanos das mulheres fortaleceu sua preocupação em ampliar essa causa criando, em 2005, o primeiro programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, na UFBA, resultante de grande esforço do NEIM.

O interesse na disseminação dos estudos de gênero também fez parte de toda a sua militância junto aos movimentos sociais e de mulheres, em nivel local e nacional, procurando fortalecer a agenda da reforma política para a inclusão, entre outras mudanças, da paridade no sistema de listas eleitorais, reconhecendo um dos direitos das mulheres.

Em março de 2012 lhe foi concedido o prêmio Bertha Lutz, do Senado Federal, como merecido reconhecimento pelo conjunto de sua obra e de sua luta pelos direitos das mulheres.

Nascida em 23 de dezembro de 1951, em Caravelas (BA), Ana Alice participou, também ativamente da luta contra a ditadura militar, nos anos 1970. Seu mestrado e doutorado em Sociologia Política foram realizados na Universidade Nacional Autônoma do México, ingressando ali no Movimiento de Liberación de las Mujeres e vinculando-se, no Brasil, ao Grupo Feminista Brasil Mulher, seção Bahia, primeiro grupo dedicado à questão da mulher e de gênero naquele Estado.


A vida de Ana Alice Alcântara Costa vai seguir o seu curso pelos caminhos onde ela plantou e dedicadamente fez germinar as sementes de conscientização pelos direitos das mulheres, na luta feminista por um mundo melhor”.