Translate

Pesquisar nesta página

14 de dezembro de 2015

Livro apresenta a experiência do Programa DIÁLOGOS

Lançado o primeiro de um conjunto de coletâneas, publicadas na série Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, relacionadas com o Programa Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape (Diálogos Suape).

O Programa constituiu-se em uma grande ação de pesquisa-intervenção-pesquisa em saúde realizada pela Universidade Federal de Pernambuco entre 2012 e 2015 em dois municípios da Região Metropolitana do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, diretamente afetados pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

O “Diálogos Suape” teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento social dos municípios a partir de atividades que pudessem promover a redução dos índices de problemas de saúde e violência, relacionados aos campos do gênero e da sexualidade.

Os textos abordam com as ricas experiências derivadas dos subprojetos:
1) Ação Juvenil: fomentando lideranças juvenis em Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca
2) Caravana da Cidadania: mobilização populacional por cidadania e saúde em Suape/PE
3) Chá de Damas: intervenção psicossocial com prostitutas em contextos de grandes
obras do Programa de Aceleração do Crescimento
4) Mulheres e Educação para Cidadania
5) Homens, gênero e saúde: diálogos com os trabalhadores das terceirizadas

De todas as contribuições do Diálogos Suape, essa série de publicações é uma das principais, na medida em que é a mais perene e a que poderá dar suporte teórico e metodológico para a elaboração e a implantação de outras ações correlatas.