Translate

Pesquisar nesta página

12 de setembro de 2013

Resultados de pesquisa sobre violência e direitos sexuais, realizada na Parada LGBT de Pernambuco

Confira os principais resultados da pesquisa realizada em Recife, durante a 11ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que teve como objetivos mapear padrões de violência e discriminação contra o público LGBT.




Sobre a pesquisa

Sob coordenação do Prof. Dr. Benedito Medrado do Núcleo Gema/UFPE e envolvendo mais de 60 pesquisadores, esta pesquisa teve como objetivos 1) revelar aspectos pouco conhecidos do perfil sócio-político dos participantes das paradas brasileiras e, por extensão, da população LGBT que se concentra nas grandes cidades do país; e 2) mapear padrões de violência e discriminação que atingem gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, através de uma “amostra por conveniência”, ou seja, uma amostra aleatória obtida no contexto da Parada.

Esta pesquisa já foi realizada em vários estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará etc.) e em vários países (Argentina, Chile, Bogotá, México etc.), sendo realizada pela primeira vez no Recife, em 2006. Seis anos depois, em 2012, foram entrevistados 652 participantes da Parada da Diversidade, durante a concentração do evento.

Esta iniciativa é uma ação conjunta coordenada, em Pernambuco, pelo Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), Instituto Papai e Fórum LGBT de Pernambuco, com a colaboração do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e apoio do CNPq.