Translate

Pesquisar nesta página

16 de setembro de 2014

Trio da Cidadania: 12 anos de Parada apostando na cultura popular como proposta estético-política

Entre os carros que desfilarão no próximo domingo (21/09) durante a 13ª Parada da Diversidade de Pernambuco, o Trio da Cidadania é um dos mais antigos. 

Promovido pelo Instituto Papai, Gema;UFPE e parceiros, este trio desfilou pela primeira vez em 2003, já na segunda edição do evento, tendo como objetivo divulgar mensagens alusivas à promoção da saúde e dos direitos sexuais, a partir de uma leitura feminista de gênero.
 
Desde sua origem, nosso trio aposta numa proposta estético-política particular que valoriza a cultura popular nordestina. Não á toa, a imagem principal da ornamentação do trio é a xilogdesde 20ravura produzida por J. Borges para a campanha "A diversidade é legal!". 

A valorização da cultura popular está também na escolha da trilha sonora. Assim, este ano, contaremos com a participação especial de teremos o DJ Patrick Tor4 e a DJ Kylt.

Além do próprio desfile do trio elétrico, cujo layout traz mensagens que evocam “Por um projeto feminista de felicidade!”, o Papai e o Gema/UFPE também desenvolvem outras atividades, especialmente a distribuição de material sócio-educativo sobre saúde, direito e cidadania, junto aos participantes da Parada.