Translate

Pesquisar nesta página

13 de setembro de 2015

“Trio da Cidadania” na Parada da Diversidade de Pernambuco

Alegoria divulga mensagens pela promoção da saúde
e dos direitos sexuais da população LGBT

No próximo domingo (20/09), a Av. Boa Viagem recebe, com alegria cívica, a 14ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que, entre as principais atrações, destacam-se os trios da militância, promovidos por grupos vinculados ao Movimento LGBT local. Um dos mais antigos é o Trio da Cidadania.

Idealizado pelo Instituto PAPAI, Núcleo Feminista de Pesquisa em Gênero e Masculinidades da UFPE (Gema-UFPE) e parceiros, o Trio da Cidadania desfilou pela primeira vez em 2003, na segunda edição da Parada, tendo como objetivo divulgar mensagens alusivas à promoção da saúde e dos direitos sexuais, a partir de uma leitura feminista de gênero. 

Desde sua origem, este trio aposta numa proposta estético-política particular, que valoriza a cultura popular nordestina. Não à toa, a imagem principal da ornamentação do trio é a xilogravura produzida por J. Borges para a campanha "A diversidade é legal!". Além disso, o trio sempre conta com um repertório em que predominam músicas brasileiras, este ano, a play list estará por conta do DJ Patrick Tor4. A concentração dos trios é às 9h no Parque Dona Lindu e a saída será ao meio-dia.

Além do próprio desfile do trio elétrico, cujo layout traz mensagens que evocam o tema da Parada da Diversidade este ano: #VocêNãoEstáSó. Em nossa família, liberdade é direito, militantes e pesquisadores do Instituto PAPAI, do GEMA/UFPE e de outros grupos que integram o Fórum LGBT de Pernambuco também desenvolvem outras atividades durante o evento, especialmente a distribuição de material sócio-educativo sobre saúde, direito e cidadania, junto aos participantes da Parada.

No total, desfilarão 11 trios elétricos, sendo 6 da militância, 2 governamentais e 3 de estabelecimentos vinculados ao mercado GLS. O Trio da Cidadania será o terceiro na ordem de desfile da Parada da Diversidade, confira abaixo:
1. Movimento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais
2. Boate Metrópole.
3. Trio da Cidadania (Instituto Papai e Gema – UFPE)
4. Boate San Sebastian.5. Fórum LGBT de PE.6. Prefeitura do Recife.
7. Grupo Gaymado
8. Nosso Jeito Bar
9. Grupo Gays Leões do Norte.
10. Governo de PE
11. AMOTRANS
  
Serviço: Desfile do Trio da Cidadania na 14a Parada da Diversidade de Pernambuco
Domingo, 20 de setembro
Concentração às 9h no Parque Dona Lindu
Saída ao meio-dia pela Av. Boa Viagem